segunda-feira, 29 de julho de 2013

Texto publicado no Blog do Juremir Machado da Silva, jornalista do Correio do Povo.

Médico questiona compra de helicópteros para o SUS

Postado por Juremir em 29 de julho de 2013 -
 
Helicópteros para o SUS?????

Não faço a menor ideia de qual a intenção (visível ou não visível) que o Governador Tarso Genro tinha, ao anunciar a compra de dois helicópteros, pelo Governo do Estado do RS,  para o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Certamente não é beneficiar a massa de cidadãos que sofrem dia sim, outro também, com as filas intermináveis e abomináveis do acesso ao SUS.
O que posso afirmar com absoluta convicção, é que helicópteros não são prioridade para resolver os problemas do SUS. Eles podem até contribuir em algumas circunstâncias especiais, mas o que o SUS precisa é de aumento, de uma forma permanente, dos investimentos financeiros para sustentar o sistema de uma forma qualificada, criar estruturas regionalizadas de apoio diagnóstico e terapêutico, ampliar, de uma maneira organizada e planejada, a Atenção Básica, através do Estratégia Saúde da Família, contratar, via Concurso Público, com um salário digno,  profissionais de todas as áreas (médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem) e quantos mais forem necessários, para garantir acesso rápido e de qualidade ao Sistema de Saúde.
Não sei o custo dos helicópteros. Mas, certamente, com os recursos que serão despendidos na compra desses equipamentos, daria para contratar mais profissionais ou ampliar a rede de assistência em alguma escala, mesmo que ainda pequena.
A população do Estado, na verdade, do país, está mais do que cansada de esperar meses ou anos a fio para conseguir ter acesso a um exame ou a uma cirurgia especializados. Os helicópteros não vão resolver esse sofrimento de milhares, ou, na verdade de milhões de cidadãos que estão nas filas intermináveis de um sofrimento imposto pelo descaso dos governantes que, sempre, priorizam seus negócios com as grandes corporações do mercado e, se sobrar alguns centavos, colocam em programas sociais.
A população que foi para a rua em junho, deixou bem claro que saúde pública é umas das prioridades que ela considera fundamental para melhorar suas condições de vida.
Helicópteros seriam bem vindo, caso o Sistema Público de Saúde já estivesse estruturado, com um nível de acesso rápido e de qualidade. Mas, do jeito que está, mais parece uma afronta à população que depende exclusivamente do SUS (devem ser mais de 145 milhões de cidadãos no país) e que, como já dissemos, sofre de uma forma aviltante, pelo descaso dos governos.
Melhor seria colocar esses dinheiro na melhoria do acesso ao sistema público de saúde.
Helicópteros, bem depois!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário