sábado, 27 de março de 2010


Quem não quer ver?

O Secretario interino de Saúde de Porto Alegre, em artigo publicado nessa seção, cita algumas ações e iniciativas meritórias, assumidas na gestão do Secretário Elizeu Santos, tomando-as para si e, ao mesmo tempo, aproveitando para denunciar, “alguns que não querem ver” essas ações.

Eu, com todo o respeito ao atual secretário, considero-me parte desse grupo “que não quer ver”, porque, mesmo concedendo que a administração atual tenha realizado algumas ações pontuais, afirmo que essas ações não fazem parte de um processo de planejamento global do sistema de saúde de Porto Alegre. E é disso que se trata. Colocar Porto Alegre em um processo de conversão do sistema de saúde, investindo todas as suas energias e recursos, na constituição de uma estrutura própria da instituição.

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre, trabalha com um déficit de mais de 1.000 (hum mil) funcionários dentre os quais mais de 200 médicos. A grande maioria dos médicos concursados, que foram chamados pela Secretaria, recusaram-se a assumir seus cargos em função dos baixos salários atualmente pagos.

O Hospital de Pronto Socorro, já disse e repito, tem um déficit de 350 funcionários (70 médicos) e os pacientes continuam a ser atendidos nos corredores e na sala do gesso e a área física do hospital continua em péssimas condições.

As emergências continuam superlotadas, com o problema momentâneamente agravado em função da superlotação das UTIs Neonatais. Os paciente permanecem nessas emergências dias ou até semanas. Não deveriam permanecer mais do que 12 a 24 horas, de acordo com as normas técnicas. E, para variar, ninguém se propõe a auditar os grandes hospitais filantrópicos.

A falta de medicamentos, os mais comuns, é vergonhosa na imensa maioria das farmácias. E os funcionários não cansam de denunciar as suas más condições de trabalho.

As reformas das Unidades Sanitárias deveriam incluir alguma idéia decente de como acabar com as filas, onde os cidadãos, via de regra, pobres e idosos ficam desde as primeiras horas da madrugada até o final da manhã, para conseguir uma consulta médica. E quando chegam ao balcão de atendimento, só tem um funcionário para atendê-los.
Caso a Secretaria esteja aplicando recurso acima do disposto na Emenda 29 (15% das RTL), e isso tem acontecido historicamente, cabe ao gestor municipal buscar formas de negociar junto aos gestores do Estado e da União, para exigir mais recursos, tendo em vista que Porto Alegre atende uma parcela significativa da população da região metropolitana de Porto Alegre e do interior do Estado.

Lucio Barcelos – Médico Sanitarista – Consultor do MS

POA 24/março/2010.

Um comentário:

  1. Recebi de www.caismaua.blogspot.com o texto abaixo - não sei se é dele mesmo ou se ele transcreveu de outro autor. O assunto é polêmico - parece que muitas cidades, em todo o mundo, têm modernizado suas orlas com esse tipo de empreendimentos comerciais - e certamente merece uma reflexão. Aí vai:


    "Hoje no aniversário de Porto Alegre temos um dia de luto. Nossa cidade, apenas nesta administração de vereadores foi muito enfeiada e mal tratada, e a maior parte dessas obras que agridem nossa cidade nem são do conhecimento da maioria. Vejamos alguns exemplos de realizações dos atuais vereadores e do prefeito Fogaça que provavelmente você nem sabia.

    1- Vc sabia que apenas nesta administração foi aprovada a construção de um shoping Center ao lado do gasômetro e tocando a água do Guaiba?

    2- Vc sabia que 15 prédios foram aprovados na orla do Guaiba, quase todos em menos de 100 metros da água, tirando espaço público da população, muitos em áreas do parque Marinha? São eles os diversos prédios do Estaleiro Só, dois ou três prédios no Cais Mauá, dois em cada Shoping da beira rio, três junto ao beira rio, e um para a Ospa?

    3- Vc sabia que o muro da Mauá vai seguir lá, inclusive agora com privatização da parte da beira rio (uso privado de 50 anos para alguns abonados)?

    4- Vc sabia que a bienal e a feira do livro foram expulsas da beira rio, nunca mais teremos estes eventos culturais ali e que o falado Museu de Arte Contemporânea que seria nos armazéns da beira rio ficou no projeto?

    5- Vc sabia que o mais alto prédio do centro, um prédio de 33 andares, apenas de escritórios, será construído dentro do passeio público do cais, defronte a rodoviária, com a aprovação de 29 dos atuais vereadores (todos), menos os valiosos votos indignados de apenas 4 vereadores (Carlos Todeschini (PT), Sofia Cavedon (PT), Maria Celeste (PT), Lúcio Barcelos (PSOL) e Fernanda Melchionna (PSOL))?

    6- Vc sabia que trocaram a leitura cientifica do Guaiba de rio para lago, apenas para poder “urbanizar” de edifícios o parque Marinha?

    7- Vc sabia que o lema da administração municipal para o nosso trânsito é: “o trânsito de Porto Alegre continua em nossas mãos”, referindo-se ao novo sinal de trânsito para faixas de segurança? Esse lema é evidentemente um escárnio, diante dos engarrafamentos sem fim que tomaram conta de Porto Alegre, escapando não apenas das nossas mãos, como das mãos da administração pública! Essa administração não trouxe o metro para Porto Alegre, e as únicas providências que tomaram sobre os engarrafamentos que denotam a falência da estrutura viária da cidade foram: diminuir o tempo de semáforo para os pedestres e roubar espaço das calçadas para os carros.

    8- Vc sabia que uma das obras do cais será um enorme edifício de estacionamento para carros?

    Essa não é uma cidade melhor nestes últimos anos. Temos um momento de tristeza para lembrar da cidade hoje. Vamos providenciar um movimento menos ufanista para lembrar que estamos tristes com nossos políticos que vendem áreas públicas para a especulação imobiliária e para as construtoras. Uma caminhada no entorno do gasômetro seria um local emblemático para um protesto deste tipo. Uma proposta de mudar o nome da cidade para “Porto nem tão Alegre”, também poderia ser examinada."



    --
    Postado por Rex Cogitans no Rex Cogitans em 3/30/2010 07:34:00 AM

    ResponderExcluir